o centro

Espaço Maria Helena Marinho do Movimento Pró-Criança - EMHM-MPC

IMAGEM

Apresentação

O Espaço Maria Helena Marinho do Movimento Pró-Criança - EMHM-MPC - é uma sub-sede do Movimento Pró-Criança, instituição sem fins lucrativos que desenvolve atividades de arte-educação com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social provenientes das comunidades (no total de 45 no ano de 2010) carentes da Região Metropolitana do Recife.

Foi fundado em 1993, recebendo sede própria no ano de 2002. Possui a Companhia de Dança Andarilho, e a Orquestra Movimento Pró Criança, com os cursos de dança, percussão, canto e violino e teoria musical. Cada curso possui um programa específico integrado a ações diárias que estimulam no aluno o exercício da cidadania e o aprendizado, dentro de um contexto que proporciona ao educando uma formação integral. Esse trabalho é coordenado por uma equipe multidisciplinar composta de pedagogas, assistentes sociais e psicólogas.

O espaço tem capacidade para atender até 200 alunos. A sede onde está localizado o EMHM-MPC é um prédio de reconhecido valor histórico. O historiador e presidente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico, o pernambucano José Luiz Mota, identificou-o como sendo o único prédio, comprovado cartograficamente, do período holandês de colonização no Recife.

IMAGEM

Objetivo Geral do Espaço Maria Helena Marinho do Movimento Pró-Criança

Formação sociocultural, educacional e profissionalizante de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Justificativa

O MPC iniciou seu trabalho social utilizando a arte como um veículo de educação. Acreditávamos que, sendo a arte uma expressão singular do ser humano, nós poderíamos desenvolver os potenciais dos educandos a partir de atividades artísticas paralelas à formação integral e efetiva dos alunos.

O MPC descobriu, também, que muitos alunos possuíam aptidões diversificadas para as artes e que os mesmos poderiam desenvolver seus talentos profissionalmente. Nessa trajetória, diversos alunos foram preparados e, atualmente, ingressaram no mercado de trabalho nacional e internacionalmente. Diante disso foi criado o EMHM-MPC, espaço que possui estrutura adequada para a formação holística do alunado. Vale salientar que o nosso trabalho é voltado para crianças, adolescentes e jovens em situação socioeconômica e educacional desfavorecida.

Devido à banalização da cultura popular e à falta de acesso das pessoas de baixa renda a bons programas culturais, o EMHM-MPC vem proporcionando aos seus educandos e familiares a oportunidade de vivenciar atrações artísticas diversificadas de boa qualidade. Todos os conteúdos vivenciados nos cursos são aplicados utilizando simultaneamente a teoria e a prática, com supervisão pedagógica.